sábado, 26 de maio de 2012

Wrap my life


Na minha busca por almoços práticos de embalar e comer fora, mas ainda assim saudáveis, dei por mim a enrolar um Wrap. Aderi ao "clube da marmita" minha gente e esta é de facto uma boa opção. As opções de recheio são infindáveis, esta foi a minha...


WRAP MISTO

Ingredientes
1 wrap (não fiz AINDA, comprei)
Rúcula

Tomate cherry
Quinoa cozida
Queijo creme de azeitona (selecção Continente - recomendadíssimo)
Tiras finas de fiambre de perú
Tempero para salada (a gosto)

Preparação
Junte as acelgas e a rúcula num mesmo recipiente (algumas folhas bastam) e tempere com azeite e balsâmico (ou creme de vinagre balsâmico).
Coloque o wrap num prato e barre com o queijo creme, de seguida espalhe as folhas verdes temperadas e algumas metades de tomate cherry,  a quinoa depois e finalmente as tiras de fiambre. Enrole de acordo com o esquema apresentado nas embalagens...


Notas: Opto por temperar os verdes antes porque sempre que os comi fora senti falta de tempero, assim não erramos. Os wraps são uma boa opção para quem quer levar almoço para fora, são praticos porque juntam a entrada e o prato principal numas quantas dentadas :) Pode prepará-los de véspera, atar uma fita ou espetar um palito (para ter a certeza que não se desmancham), guardá-los embalados e num recipiente bem fechado para não secarem (no frio).

 Brevemente...


Pin It Now!

Inspiration Board - Reflections




SÊ quem queres ver refletido...
Pin It Now!

sábado, 19 de maio de 2012

Inspiration Board - Shades




...e porque a vida não se vive só a   PRETO   e   BRANCO .

Um excelente fim-de-semana para todos...



Pin It Now!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Batatas Fritas sem batata


Já fizemos Arroz doce sem arroz I e II, agora chegou a vez das batatas fritas sem batatas ;D
Há uns meses que andava a "tropeçar" nestas "batatas fritas" em diferentes programas de televisão e quando pesquisei na internet vi que também foi um fenómeno no blog world a dada altura. FINALMENTE experimentei e não fiquei desiludida :)

Snack de couve estaladiça

Ingredientes
3 ou 4 folhas de couve
1c. sopa de azeite
sal marinho

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º e cobrir o tabuleiro do forno com uma folha de papel vegetal.
Lave bem as folhas de couve, seque-as e retire os talos mais grossos. Corte as folhas em pedaços de 4 por 4cm. É importante que sejam todos mais ou menos do mesmo tamanho para que cozinhem todos da mesma maneira. De lembrar também que vão encolher no forno, por isso não devem ser cortados muito pequenos.
Juntar o azeite e envolver com a mão para que todas as folhinhas tenham azeite.
Colocar as folhas no tabuleiro, separadas e temperar com sal (pode ser fino ou moído directamente por cima).
Levar ao forno durante 15 a 20m (depende de cada forno).  
                                                                                                                      YAMMIIIIIIIIIIIIIII 





Notas: Este snack pode fazer-se com várias qualidades de couve e até vi com alface frisada. Em vez do azeite normal pode aplicar-se azeite em spray já directamente no tabuleiro. Também encontrei vários temperos como vinagre (misturado com o azeite antes de ir ao forno), queijo parmesão ralado, alho em pó ou servido com molhos típicos de batatas fritas.











É com certeza uma opção bastante mais saudável que as tradicionais batatas fritas, também é super fácil e rápido de fazer e é bastante mais limpo do que fritar... a cozinha e nós agradecemos. De referir que fazendo com couve se sente o sabor da couve, mas não é desagradável de todo, pelo contrário, este snack veio para ficar!

ENJOY
Pin It Now!

sábado, 12 de maio de 2012

Inspiration Board - Enjoy...


...e este abraço é o mais doce do mundo!
Pin It Now!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sopa vermelha para o lanche...


Tinha uns morangos lindos e vermelhinhos cá em casa... Mas apesar de tão lindos por fora (e porque eram dos 1ºs), não eram tãoooooo doces como os "meus homens gostariam", então foi preciso dar asas à imaginação, espreitar o que havia dentro do frigorífico ET VOILÁ...

SOPA DE FRUTOS VERMELHOS com CALDINHA DE MENTA

Ingredientes
1 Fatia de melancia
200gr de morangos
+ 2 morangos
60gr de água
Sumo de 1/2 Lima
2 c. sopa de açúcar amarelo
6 folhas de menta

Preparação
Corte os morangos e a melancia (sem caroços) em cubos pequenos e coloque numa saladeira.
Prepare o caldinho com os restantes ingredientes, junte todos no copo e programe 1m / vel. 7. Se possível deixe repousar o caldo para que todos os sabores se fundam. Misture com a fruta antes de servir.
 

 Nota: Pode fazer uma quantidade maior de calda e guardar no frigorífico num recipiente fechado. A lima vai retardar o processo de oxidação e ajudar a preservar.
Pin It Now!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A cama do perú...


Adoro estes hambúrgueres, para além de deliciosos, são super saudáveis, muito amigos da nossa dieta e são uma boa maneira de fazer os mais pequenos comerem vegetais. Em  proporção têm metade carne metade vegetais, por isso ainda são uma boa maneira de rentabilizar e render a carne picada!


Hambúrgueres de perú e cenoura em cama de espargos com vegetais e creme de soja


 Ingredientes
6 Hambúrgueres
450gr de carne de perú picada
1 cenoura grande
1 cebola média
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.

Creme de Soja e Cebolinho
1 embalagem de Creme de Soja Light
1 dente de alho
10gr de cebolinho
Sal q.b.


Acompanhamentos
Espargos verdes
Cogumelos Frescos
Pimentos Padrón


Preparação
Descasque a cenoura e um dente de alho e coloque no copo já em alguns pedaços. Pique 5seg / vel 5. Retire e junte à carne de perú picada. Tempere com sal e pimenta a gosto. Envolva tudo com a mão e divida em 6 partes iguais. Faça bolas com as mãos e achate ligeiramente (de modo a formar uma forma parecida com um hamburguer). Disponha num prato de ir ao forno com papel vegetal. Leve ao forno em modo grill, vá virando e retire quando estiverem douradinhos e secos.
Ao mesmo tempo leve os cogumelos e os pimentos padron ao forno, ambos lavados e regados com um fio de azeite.

Sem lavar o copo coloque 1litro de água e uma pitada de sal grosso. Coloque os espargos (já lavados e sem a parte fibrosa) na varoma e programe 15 min / Varoma / vel 1.

Depois de retirar os espargos retire a água do copo, e pique o alho e o cebolinho alguns segundos. Junte o creme de soja, tempere com uma pitada de sal e programe 10 min / 90º / vel. 1.


Espargos, por isso deixo aqui algumas dicas e informações.

Dicas de preparação: Cozinhar os espargos a vapor deixa-os especialmente tenros por não entrarem em contacto directo com a água. Esta deve ser temperada com SAL para impedir a oxidação dos espargos. Quanto menos sal usar, mais vitaminas ficam nos espargos e mesmo que a água venha a ser utilizada numa sopa, não deverá ter sal em excesso. Se juntar um pouco de AÇÚCAR à água permitirá que as substâncias amargas dos espargos sejam neutralizadas. Se preparar espargos verdes (que têm uma maior quantidade desta substância), a solução é ainda mais determinante. Há quem goste de juntar uma colher de sopa de MANTEIGA porque equilibra perfeitamente o sabor que só os espargos têm. Umas gotas de LIMÃO podem ser o suficiente para aromatizar a água e lhes avivar a cor. Se cozinhar espargos brancos deve descascá-los apenas o suficiente para não saberem a madeira, devem ser descascados de cima para baixo (imediatamente a seguir à cabeça). A pele exterior dos espargos pode ser re-aproveitada numa sopa.

Factos e valores nutricionais:  Ricos em vitamina B3, têm um princípio vasodilatador dos vasos sanguíneos. Assim, para além de serem um legume bastante completo, rico em ácido fólico, sem calorias nem colesterol, os espargos têm propriedades afrodisíacas que melhoram o desejo sexual.
Originários da Ásia e cultivados desde a antiguidade, os espargos podem assumir a cor verde (mais pequenos e menos suculentos), brancos (tenros e adocicados) e violeta (de sabor mais intenso). Independentemente da sua origem, qualquer das variantes é pouco calórica e rica em vitaminas. Talvez por isso, a gastronomia alentejana os tenha recebido tão bem, e conseguido torná-los num ingrediente indispensável nas sopas e nas migas.
Mas há outras formas saborosas de os integrar numa refeição: em entradas, sopas, saladas ou sob a forma de souflé. Apesar de a sua colheita estar prevista para os meses de Maio e Junho, tal não deve constituir um constrangimento para consumi-los todo o ano. A opção pode passar pelas sopas de espargos já confeccionadas ou, se os preferir ao natural, através das conservas.
Espargos potenciam saúde sexual: Para além dos benefícios nutricionais conseguidos através da ingestão de espargos, este vegetal pode ainda trazer outros prazeres. Na verdade, alguns nutrientes, como é o caso do complexo de vitaminas B e B1, actuam sobre os neurotransmissores que influenciam a predisposição sexual. Por outro lado, o ácido fólico estimula a produção de histamina que aumenta a apetência para atingir o orgasmo, tanto masculino como feminino. Os gregos e os romanos antigos atribuíam outras propriedades terapêuticas aos espargos, evocando a sua capacidade de curar desde a dor de dentes até ao reumatismo. Em causa estão as suas propriedades nutricionais, que começam na proteína vegetal e no alto teor de fibras. Mas há outros benefícios a ter em conta:
- Baixos em calorias, apenas 20kcal em cinco espargos
- Isento de colesterol
- Rico em potássio, que desempenha um papel importante no metabolismo celular
- Importante fonte de fibras solúveis e de ácido fólico, que actua enquanto nutriente protector da saúde cardiovascular
- Ricos em vitamina C, ajudam a energizar e proteger o organismo das infecções
- Fonte do complexo de vitamina B, essencial ao bom funcionamento do metabolismo, nomeadamente vitamina B1, que ajuda as células do organismo a converter os hidratos de carbono em energia
- Antioxidantes – têm vitamina A e C
- Fonte de ferro, reforça o sistema imunitário e previne as anemias.
Os espargos contém ainda uma acção probiótica, que estimulam de forma natural o estômago e auxiliam no processo digestivo. Outra boa notícia para as mulheres são os benefícios da vitamina C e E que, para além de protegerem o organismo da acção dos radicais livres, retardam os efeitos do envelhecimento e deixam a pele, as mãos e o cabelo mais saudáveis.
Aliado das dietas e das grávidas: Quem disse que estar de dieta é sinónimo de comer mal? Sabia que a ingestão de cinco espargos equivale à ingestão de 60 por cento do valor diário recomendado de ácido fólico (200 a 400 miligramas)? Esta vitamina é essencial na formação das células, na prevenção das doenças do fígado e, no caso das grávidas, essencial na prevenção de malformação congénita do sistema nervoso do bebé. As boas noticias continuam.
Os espargos também são ricos em fibras solúveis, têm poucas calorias e sal, o que faz deste legume uma opção saudável e saciante para todos os dias e, especialmente, para quem está a fazer dieta. Da família da classe Liliopsida, a sua composição nutricional potencia as suas propriedades diuréticas, actuando enquanto desintoxicante já que ajuda os rins na sua tarefa de eliminar os líquidos, uma arma natural no tratamento da obesidade. Por outro lado, previne também o aparecimento de pedras no rins. O consumo regular de espargos estimula o sistema imunitário, protegendo o organismo da acção dos radicais livres. 
As pessoas com GOTA devem ter cuidado, pois os espargos são ricos em purinas. Uma elevada ingestão está relacionada com a acumulação gradual de sais de ácido úrico nas articulações.

Pin It Now!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

AMAR e ser amada, MIMAR e ser mimada...


"Porque o pote nunca pode estar menos do que cheio...", hoje fiz um miminho para o meu filhote que tanto me mimou ontem...... ele era beijos, ele era abraços ele era palavras melosas e até a uma rosinha tive direito!

Hoje juntei num prato as 4 coisas que o meu filho mais gosta de comer, a 5ª deixei de parte porque atum e chocolate não me parece boa ideia (e digam lá que estas massinhas não são uma fofura???).

1- Thomas&Friends
2- Milho
3- Atum
4- Sultanas



Mesmo com um dia de atraso não podia deixar passar esta data tão especial sem desejar  
UM FELIZ DIA DA MÃE a todas...

Pin It Now!

sábado, 5 de maio de 2012

Inspiration Board - Rainy Day




" Quem disse que um dia de sol traz felicidade 
com certeza nunca dançou à chuva...

 Autor Desconhecido 


Estas fotografias foram tiradas num dia de chuva... 
Hoje o céu está cinzento mas continuam a haver coisas maravilhosas lá fora à nossa espera!
 
Pin It Now!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Quando espreitares pela janela e vires visitas a chegar...


...pega numa frigideira e PIM PAM PUM. 

E é mesmo assim, tão simples e tão rápido como três palavras mágicas...
Esta é mais uma receita do desafio da Dorie (como irão ver pela manteiga), e até agora a minha preferida. A Dorie conta que esta receita lhe foi dada pela sua amiga Ingela, que por sua vez a recebeu da mãe, e que esta lhe contava que podíamos começar a fazer este bolo mal vissemos visitas a chegar à entrada, e que estaria pronto mal as visitas estivessem acomodadas em nossa casa. E é mesmo verdade.


Swedish Visiting Cake

Ingredientes
160gr de açúcar (mais um pouco para polvilhar)
Raspa da casca de 1 limão
2 ovos grandes
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extracto de baunilha (opcional)
½ colher (chá) de extracto de amêndoa (opcional)
150gr de farinha de trigo
115g de manteiga sem sal, derretida e fria
amêndoas laminadas q.b. (com ou sem casca)

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180°C. Untar com manteiga uma frigideira de ferro fundido com cerca de 23cm ou uma forma de bolo com o mesmo diâmetro.
Numa taça grande, misturar bem o açúcar e a raspa do limão. Juntar os ovos, um a um, mexendo com uma vara de arames até misturar bem. Juntar o sal e os extractos de baunilha. Com uma espátula, misturar a farinha, e em seguida acrescentar a manteiga, cuidadosamente.
Deitar a massa na forma e alisar a superfície. Salpicar com as amêndoas e o açúcar extra. (Se usar uma forma de bolo, colocar dentro de um tabuleiro para que não derrame.)
Levar ao forno cerca de 25-30 minutos ou até que o bolo fique dourado (o bolo ficará húmido por dentro). Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grade por 5 minutos, antes de tentar desenformar. Servir morno ou frio.

Bimby:  A preparação na Bimby pode facilitar ainda mais esta receita optando por picar directamente a casca do limão junto com o açúcar, e ir juntando os restantes ingredientes um a um (pelo buraco do copo) enquanto a massa está a mexer a uma velocidade baixa. 



Minhas alterações: Como sou "amendoeira" troquei as quantidades das essências. Assim usei 1/2 colher chá de extracto de baunilha e 1 colher chá extracto de amêndoa. Usei açúcar amarelo e na segunda receita que fiz reduzi a quantidade para 140gr. Usei ovinhos caseiros (porque tenho essa sorte) e a raspa de 1 limão e de 1 lima porque embora parecidos são diferentes e ambos trazem cheiros e sabores bons a esta receita fantástica.

Receita adaptada do livro: Baking, From My Home to Yours, de Dorie Greenspan.

 

Pin It Now!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Quero isso TUDO comido


Lembram-se dos nossos pais nos dizerem isto??? Os meus diziam e talvez, só talvez, eu hoje diga ao meu filho a mesma coisa ;)
Pois nunca como hoje fez tanto sentido... Comer a salada e o prato. 
Adorei o 1º prato comestível da minha amiga João (ainda não o comi mas está para breve) e se pensarmos bem, há muitos outros pratos que podemos comer...


Salada em Tigela de folha de Couve Roxa

Tigela: Corte uma couve-roxa em duas metades, e com cuidado retire uma folha inteira que irá servir de tigela.
Salada: Rúcula, Acelga, Pimento Vermelho, Pêra laminada, Queijo Parmesão Ralado e Creme de Vinagre Balsâmico.


Quem disse que as saladas têm de ser sempre de alface e tomate? 
Saladas tristes e aborrecidas servidas num terço de um prato?
...
Pin It Now!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...