segunda-feira, 30 de abril de 2012

Se o Dr. Oz diz...

...eu acredito!


E porque nem só de água vive o Homem, esta semana vi esta sugestão no Dr.Oz e quis experimentar.
Surgiu num segmento de alimentos e sugestões para desafiar as dificuldades na perda de peso depois dos 30, e porque já não ando muito longe, mais vale prevenir ;)
Ele descreve-a como uma bebida que provoca um poderoso aumento de metabolismo. Para além de ser uma "combinação inteligente" de ingredientes, também é refrescante e LINDA.. uma bebida gira para servir num lanche de amigas, prontas para o "corte e costura"... U GO GIRLS!



Ingredientes
8 chávenas de chá verde (já na temperatura ambiente)
1 tangerina (cortada em fatias finas)
6 a 8 folhas de menta fresca
Gelo q.b.

Preparação
Misture o chá verde, a tangerina e a menta numa jarra e deixe repousar para que os sabores se fundam entre si. Antes de servir preencha o jarro com gelo... Deliciosamente gelado


PORQUÊ?


Chá Verde: Porque aumenta o metabolismo, 12% só com um copo.
 


 
Tangerina: Porque tem uma composição química que aumenta a sensilbilidade à insulina e estimula genes que ajudam a queimar a gordura.


Menta: Porque activa o sabor. É fresco,  agradável e sem calorias.



Drink with LOVE and enJOY

Pin It Now!

sábado, 28 de abril de 2012

Sorvete 100% Fruta - IV


Deram-me um saco enorme de laranjas, nem muito grandes, nem terrivelmente doces, e enquanto pensava no que iria fazer com elas lembrei-me daqueles gelados de infância... Na realidade "vi" a fotografia deste gelado antes de "ver" a receita ;P Acontece-me muitas vezes! A Banana juntou-se à laranja para trazer mais cremosidade e mais "açúcar"!  Resultado??? ADOREI


Sorvete 100% Fruta - Laranja + Banana

Ingredientes
300 gr sumo de laranja natural congelado
300 gr de banana congelada

Preparação
Faça sumo de laranja natural (tradicionalmente com espremedor ou na Bimby com laranjas inteiras bem desfeitas) e congele em couvetes de gelo. Parta as bananas bem maduras em pedaços pequenos e congele.
Coloque a banana e o sumo de laranja (congelados no mínimo 12h antes) no copo e programe 4m / vel 9.
Interrompa o programa sempre que necessário para baixar a fruta das paredes do copo.


Notas: Por parte desde sorvete ser feito com sumo, derrete mais rapidamente que todos os outros 100% fruta que já experimentei. Esta já é a nossa 4ª experiência. Já experimentámos Morango + Banana, Manga + PapaiaMirtilho + Framboesa + Morango :)




Dica: À semelhança dos gelados da nossa infância, guarde algumas "metades" quando fizer o sumo.  Deixe-as no congelador até à hora de servir, aí use-as como taça! Como este sorvete derrete rapidamente também experimentei guardar algum no congelador já dentro da casca/taça e 2h depois continuava óptimo, por isso, se for o caso, prepare as "tacinhas de laranja" antes dos convidados chegarem e assim na hora H é só servir!


Banda sonora desta receita:
"Eu vou comer, comer, comer, laranjas e bananas..."





É SUPER REFRESCANTE, SIMPLES, BEM BARATINHO e FICOU LINDO NÃO FICOU???

...
Pin It Now!

Inspiration Board - C


Bom fim de semana...
 
Pin It Now!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tosta Holandesa

Discordo totalmente de quem diz que "pão é fast-food". Muitas vezes é, mas nem sempre... Há coisas bem giras, saudáveis e divertidas que se podem fazer com uma, ou com duas fatias de pão, sandes ou tostas!

Tosta de Carne picada Alho francês e Gouda

Ingredientes
Pão da Aldeia
Carne picada
3 Alhos
1 Cebola Roxa
1 Alho Francês
Queijo Gouda ralado
Folhas de Manjericão
Azeite e Sal

Preparação
Pique a cebola roxa e salteie junto com a carne picada (temperada na véspera com sal grosso e os 3 alhos bem picados - conservada no frio em embalagem fechada).
Ligue o grill do forno (ou microondas) e toste ligeiramente as fatias de pão. Ao mesmo tempo corte o alho francês em rodelas de 0,5cm. Retire o pão e regue com um fio de azeite. 
Comece a montagem pela fatia de pão, seguida da carne picada, o alho francês e por fim o queijo ralado. Leve ao grill até o queijo derreter e começar a dourar. Retire e sirva coberto com as folhas de manjericão e mais um fio de azeite ou creme de vinagre balsâmico.



Lve it like I do
Pin It Now!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Um pedacinho do CÉU na minha colher...

Todos nós temos os nossos "pedacinhos de céu".
Aquela menina gira na TV de cuequinha branca e top reduzido fecha os olhos quando come uma colher de iogurte?!?! Sorri, é um pedacinho de céu para ela. A outra menina de cabelos dourados, vestido rodado, braços abertos e olhos fechados roda e roda no meio de um campo de trigo?!?! Sorri, porque é um momento de pedacinho de céu para ela...

Os pedacinhos de céu são nossos, originais e únicos, diferentes para cada um, podem ser momentos ou memórias, cheiros, cores ou sabores, pode ser um beijo ou um abraço de alguém especial ou aquele "narizinho piquinininho" encostadinho ao nosso... 

Este é um dos meus pedacinhos de céu. Não é uma receita original ou super elaborada, não é nada de novo nem super especial, mas faz-me fechar os olhos e sorrir!!!


Pêssego assado com Iogurte de Maracujá, Granola, Menta Fresca e Mel

Ingredientes
1 Pêssego (ou nectarina)
1 Iogurte Caseiro de Maracujá
Granola
Folhas de Menta
Mel

Preparação
Para o iogurte: Faço os iogurtes da maneira mais simples possível. Leite M/G (700ml) + 1 iogurte natural., 4m /50º / vel. 4. Faz 6 iogurtes que fermentam na iogurteira durante 24h, porque não junto leite em pó. Nestes coloquei duas colheres de geleia de maracujá no fundo do copo e só depois o preparado do iogurte. Os iogurtes com o doce ou geleia em separado ficam "menos sólidos" quando misturamos as duas camadas, em alternativa podemos fazer os iogurtes de maracujá directamente com a polpa.
Pessego: Corte o pêssego em dois e retire o caroço com cuidado, fazendo uma concavidade no centro. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 20m. Retire e deixe arrefecer completamente (é importante que arrefeçam para que o iogurte não liquidifique completamente sobre o pêssego morno). De seguida, e já no prato que vai servir individualmente, coloque o iogurte de maracujá no "copinho de pêssego", seguido de uma colher de sopa bem servida de granola, disponha as folhas de menta (5 ou 6 por cada pêssego) e finalmente o mel. Para uma linda apresentação, com a ajuda da colher de mel (não sei o nome, se alguém souber por favor ajude-me), coloque fios de mel não só em cima do pêssego, mas de todo o prato... Fica lindo!



Notas: É tão booooom, que ando em experiências com todas as frutas que aparecem cá por casa. Já fiz com PÊSSEGOS e MAÇÃS assadas e também com MORANGOS fescos. Assim que apanhar frutinha boa vou experimentar com MELÃO, AMEIXAS e ALPERCES (assados e frescos). A combinação da fruta com o mel e a menta, na minha opinião são perfeitas...

EAT with LOVE and enJOY
Pin It Now!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

I just called, to say...



Só para dizer que o mel que chega aqui a casa, directo do apicultor... ainda com restinhos de cera (e outras coisas indecifráveis). 

O sabor não se compara!



Já agora:

O mel , o adoçante universal, melhora o rendimento físico e aumenta a resistência, é um excelente alimento energético, substitui o açúcar, por ser de fácil digestão, são adoçantes naturais e trazem ainda toda a harmonia de um produto natural.
É constituído por vitaminas: B, B1, B2, B5, B6, etc. Sais minerais: fósforo, potássio, magnésio, ferro, etc.

Para se ter uma ideia do valor nutritivo do mel, 1 colher de sopa corresponde às seguintes quantidades, individuais de cada um, destes alimentos: 
2 bananas; 2 laranjas; ½ maçã; 150g de uvas; 2 ½ ovos; 200ml de leite; 40g de queijo; 100g de nozes; 50g de pão; 100g de carne; 150g de peixe; 45g de cenoura; 300g de ervilhas.

Todos os méis com o passar do tempo cristalizam-se. Dependendo da origem floral o mel varia na sua cor, paladar, consistência e característica de cristalização. Há mel que cristaliza mais rapidamente do que outros. Convém lembrar que o mel cristalizado mudou apenas a sua forma física e mantém todo seu valor nutricional. Para descristalizar o mel, aqueça-o sem tampa em banho-maria com o fogo brando (uns 45º C aproximadamente) ele voltará ao normal.

Uma das grandes vantagens do mel é que ele se auto-conserva sem a necessidade de conservantes, acidulantes, etc.

Segredos de conservação: manter o frasco bem fechado, em local fresco e seco. Após aberto não é necessário colocá-lo no frio. Nos frascos de boca larga, nunca introduzir colher /faca suja ou húmida. Os grandes inimigos do mel são: temperatura elevada e humidade.
Quando o mel se estraga, geralmente é porque fermenta (culpa do aumento de humidade, por deixar o frasco aberto), isto é, azeda.
Como sei que o mel está a fermentar?
O produto fica com um cheiro azedo, semelhante ao de cerveja, muito ácido e ocorre a formação superficial de espuma.

Como determinar se o mel é puro?
Nenhum método caseiro é válido. Somente análises químicas feita em laboratórios, podem determinar a pureza do mel.

Fonte: aqui.


I just called, to say... I  you


Pin It Now!

domingo, 22 de abril de 2012

Wonder woman Granola


Decidi chamar-lhe assim porque em 1º lugar o valor nutricional desta granola é tão grande que ficamos realmente umas SUPER-MULHERES (como os espinafres para o Popeye eheheheh), em 2º lugar e não menos importante porque adaptei esta receita com base numa que me foi dada pela minha querida prima Guida, e ela é sem dúvida uma WONDER-WOMAN... O meu grande beijinho para ela

Ingredientes
- 300gr Flocos de Centeio
- 750gr Flocos de Aveia
- 300gr Flocos de QUINOA *
- 200gr Germen de Trigo
- 250gr Sementes de Linhaça
- 60gr Sementes de CHIA *
- 100gr Sementes de Papoila
- 250gr Sementes de Sésamo
- 500gr Côco Ralado
- 250gr Nozes
- 250gr Amêndoas
- 250gr de Amendoins
- Morangos cristalizados
- Maçã desidratada
- 200gr Açúcar Mascavado
- 30gr Açúcar aromatizado (com laranja)
- 200gr de óleo de amendoim
- 200gr de água



Preparação
Pré-aqueça o forno a 180º.
Pique os frutos secos do tamanho pretendido. Se pretender a granola mais fina, reduza os frutos secos a pedaços pequenos picando-os alguns segundos na vel 6. Se pretender a granola com pedaços maiores, use apenas alguns golpes de turbo, para partir os pedaços maiores. Corte os morangos cristalizados e parta as frutas desidratadas em pedaços mais pequenos.
Misture bem todos os ingredientes num recipiente grande (para a receita completa tem de ser mesmo grande). Espalhe no tabuleiro do forno (a quantidade que permitir) e leve a assar até todo o côco estar dourado, o que puderá demorar entre 40m a 1h. Mexa sempre que o côco da camada superior ficar dourado (inicialmente cerca de 20m e depois a cada 10m). Se o côco escurecer muito rapidamente baixe a temperatura. Retire e reserve até arrefecer.
Repita o processo até toda a mistura de granola estar assada. Guardar em recipientes secos e fechados.


Notas: Esta receita rendeu-me 4.100Kg de granola ;) Prefiro fazer logo em quantidade e usar os saquinhos completos de sementes e cereais do que ter sobras. Quase todas as variações são permitidas, e até quantidades. Use passas ou sultanas, mirtillos, pessegos ou outros frutos desidratados. MEL, MELAÇO ou XAROPE DE ÁCER também são excelentes opções! Coma com fruta fresca e iogurte, ao pequeno-almoço ou lanche. Arranje qualquer desculpa para comer quando quiser ;)

_________________________________________________________________________


 Já que é a 1ª vez que a CHIA aparece no blog, não podia deixar passar a oportunidade de falar mais sobre ela... uma SUPERFOOD digna de uma WONDERWOMAN:


A semente de chia (Salvia hispanica L.) é um dos superalimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo!
Oriunda do México, da família das mentas, trata-se de uma pequena semente de forma oval, de cor castanho claro, cuja composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde já são conhecidos há centenas de anos, apesar de só mais recentemente se ouvir falar desta semente.
Extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3 que se tenha conhecimento até à data. Contém mais ómega-3 que o salmão ou as sementes de linho; mais antioxidantes que os mirtilos, mais fibras que os flocos integrais e mais cálcio do que o leite gordo.
A sua riqueza em ómega 3, entre outros, aumenta a resistência contra doenças e confere propriedades anti-inflamatórias. O óleo de chia é rico em antioxidantes naturais, impedindo a oxidação das gorduras, razão pela qual os ácidos gordos ómega-3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo, contrastando com o que se passa com a maior parte das outras fontes de ómega-3.

A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça ou sementes de linho, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolissacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Podem absorver até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. A digestão é feita de forma mais lenta, ajudando também a equilibrar a glicemia, prevenindo e controlando situações de diabetes.
Estas sementes fizeram parte da dieta dos Astecas e Maias. As rações dos guerreiros Astecas eram compostas por apenas 2 colheres de sopa destas mesmas sementes, o suficiente para 24 horas de sobrevivência.
Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

Razões para consumir chia:
São nutritivas - Para além do destaque da sua riqueza em ómega 3, são ricas em antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
São energizantes- Não só fornecem energia de forma rápida e duradoura, como fornecem vigor e endurance.  
Reduzem a vontade de petiscar- Devido à sua capacidade de absorção de líquidos e ao seu teor de fibra altamente solúvel, ajuda na libertação de hidratos de carbono complexos de forma lenta e natural na corrente sanguínea.  
São de fácil digestão - Ao contrário das sementes de linho, não há necessidade de serem cozinhadas antes de serem ingeridas.
O organismo humano consegue digerir facilmente as sementes de chia. Estas ajudam por exemplo na manutenção de uma boa pressão arterial e no equilíbrio da glicemia.
 
São versáteis e fáceis de usar - Poderá comer as sementes directamente, de forma simples, ou adicioná-las à sua bebida favorita, cereais, saladas ou moer e adicionar na farinha para fazer pão

Basta adicionar à sua dieta diária, 2 colheres de sopa destas sementes para obter aproximadamente 7g de fibras, 4g de proteínas, 205mg de cálcio e 5g de ácidos gordos ómega 3!

Fonte: Celeiro Dieta.
Pin It Now!

sábado, 21 de abril de 2012

Inspiration Board - no need

Image Hosted by ImageShack.us



Muitos mimos,
muitos doces e
muitos sorrisos!
Bom fim-de-semana...
Pin It Now!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Scones de Cogumelos Shiitake Tomate seco e Cheddar


Mais 15 dias passados, novo desafio da Dorie às Sextas.
Não usei a Bimby porque a preparação é muito fácil, basicamente só juntar os ingredientes líquidos aos secos e misturar (pouco), por isso "fiz à mão".
Confesso que desta vez alterei bastante a receita original que era de maçã desidratada e queijo cheddar, quis fazer uma versão "mais salgada", algo que pudesse acompanhar uma salada, ideal para um brunch ou almoço leve.  A minha versão:

Ingredientes
1 ovo grande
1/2 medida de buttermilk (leite + vinagre balsâmico) - frio
1/4 medida de sumo de maçã sem açúcar - frio
1 3/4 medidas de farinha
1/3 medida de carolo de milho (polenta)
1 colher sopa de sementes de papoila
1 colher chá de açúcar
1/4 colher chá de sal
1 colher sopa de fermento
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de pimenta de caiena
115g de manteiga sem sal cortada em pedaços pequenos - fria
3/4 medida de cheddar ralado
1/2 medida de tomate desidratado (cortado em pedacinhos pequenos)
1/2 medida de cogumelos shiitake desidratados (cortados em pedaços pequenos)
1 ramo de alecrim (folhas picadas grosseiramente)

Preparação
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal ou com um tapete de silicone.
Misture o ovo com o buttermilk e o sumo de maçã. Reserve.
Com um batedor de varas, misture a farinha, farinha de milho, açúcar, fermento, bicarbonato, as sementes de papoila, o sal e a pimenta. Acrescente a manteiga e, com os dedos, cubra os cubos de manteiga de farinha. Com as pontas dos dedos ou com um garfo misture a manteiga nos ingredientes secos, até que pareçam migalhas. Não misture demasiado e tenha atenção ao calor das mãos. É normal que os pedaços sejam de tamanhos diferentes.
Acrescente os ingredientes líquidos aos secos e misture com um garfo, até que a massa (que vai estar muito molhada e pegajosa) fique coesa. Se ainda tiver ingredientes secos no fundo da tigela, continue a misturar, mas não amasse nem exagere na mistura. Acrescente o queijo, o tomate e os cogumelos e envolva levemente.
Ainda na tigela, amasse (como se fosse pão) levemente, com a mão ou uma espátula de borracha, 8-10 vezes.
Com a ajuda de uma colher de sopa faça 12 porções iguais, dispostas no tabuleiro previamente preparado. Leve ao forno durante 20-22 minutos ou até que os scones estejam dourados e quase firmes. Transfira-os para uma grade e deixe-os arrefecer durante 10 minutos, antes de servir, ou então deixe-os arrefecer completamente e sirva-os à temperatura ambiente.



Dica: A massa dos scones pode ser congelada em porções já preparadas. Quando já estiver dura pode ser guardada em sacos hermeticamente fechados; não descongele antes de assar, acrescente 2 minutos ao tempo de cozedura.

Para a próxima: Provavelmente vou  usar mais ingredientes de recheio (em quantidade). Gostava de experimentar também alho francês. As soluções são múltiplas e parece-me que nenhuma será errada.

Receita adaptada do livro From Baking From My Home to Yours, de Dorie Greenspan - Cheddar Apple Scones, Pag. 32.



 EAT with LOVE and enJOY
Pin It Now!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sorvete 100% Fruta III


Num dia tão cinzento e sem graça, mais um sabor delicioso e uma colherada de sorvete cheio de cor directamente para vocês ;)

Ingredientes
100gr  Mirtilhos
100gr  Framboesas
300gr  Morangos


Preparação
Coloque a fruta escolhida no copo e programe 4m / vel 9.
Interrompa o programa sempre que necessário para baixar a fruta das paredes do copo.
(Se a fruta tiver sido congelada em pedaços grandes convém dar uns golpes de turbo antes do programa para partir em pedaços mais pequenos).


Notas: Confesso que fiz "batota" neste sorvete porque tanto as framboesas como os mirtilhos não estavam muito maduros e o sorvete ficou pouco doce então, a pedido do maridão adocei, mas fi-lo com frutose. Não pesei a quantidade que usei, mas também depende muito do gosto de cada um, mais ou menos doce!    Esta já é a nossa 3ª experiência. Já experimentámos Morango + Banana e Manga + Papaia :)

Os miúdos vão
Pin It Now!

domingo, 15 de abril de 2012

Tosta do campo



Chamo-lhe tosta do campo porque tudo nela me lembra uma quinta, um agricultor, uma horta no campo...

Tosta do Campo com Mel Balsâmico


Ingredientes
Fatias de pão de soja (ou outro pão escuro)
Bifes de perú (1 por tosta)
Folhas de Espinafre
3 Alhos bem picadinhos
Sementes de linhaça
1 ramo de folhas de Hortelã fresca
Azeite q.b.
Sal
Pimenta
Queijo de cabra (chévre)
Mel
Vinagre Balsâmico

Preparação
Grelhe os bifes de perú temperados com sal e pimenta.
Enquanto os bifes grelham refogue levemente os alhos picados e as sementes de linho numa frigideira com azeite, quando o alho começar a alourar junte as folhas de espinafre e a hortelã e salteie no preparado até diminuir de volume.
Toste ligeiramente as fatias de pão e logo de seguida regue-as com um fio de azeite.
Comece a montagem da tosta com o pão, bife, espinafres salteados e duas fatias de queijo de cabra (generosas).
Leve ao grill (forno ou micro-ondas) até o queijo derreter e ficar douradinho.
Enquanto as tostas alouram no forno misture o mel e o vinagre balsâmico num almofariz e misture bem.
Assim que retirar as tostas do forno regue-as com fios do Mel Balsâmico. ET VOILÁ ;)



Notas:
O molho (mel balsâmico) tem uma consistência um pouco menos dengosa que o mel puro, e um travo agridoce que combina muito bem com o queijo. LOVE


EAT with LOVE and enJOY
Pin It Now!

sábado, 14 de abril de 2012

Inspiration Board - RG



Jardins da Casa de Fiães (Casa museu do Zoo de Santo Inácio)
Pin It Now!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dicas - Frutose

Image Hosted by ImageShack.us
Sempre fui "acusada" de comer "demasiada fruta":
- E olha que a fruta também engorda...
- Uiiiiii, salada de fruta? Frutas misturadas engordam muito mais...
Falamos em Frutose e ouvimos logo 50 opiniões diferentes.
Eles dizem que aumenta a adiposidade visceral (vulgo barriguinha de cerveja, e note-se que o estudo foi feito em indivíduos com excesso de peso); eles dizem que o consumo excessivo provoca um aumento de triglicerídeos e colesterol no sangue; chamam-lhe o doce vilão (se bem que neste artigo falam mais em xarope de milho que frutose propriamente dita)...
A mim quer-me parecer que a palavra chave em todos estes artigos é EXCESSO.
E aí concordo, o EXCESSO de algo nunca é saudável.

Pergunto eu:
TENHO FOME. Será pior comer 2 laranjas do que 1 pão carregadinho de manteiga ou queijo???? EU acho que não. E para além disso adoro fruta, tirem-me tudo mas não me levem a fruteira...Image Hosted by ImageShack.us
(esta é a frutose que tenho cá por casa de momento, encontramo-la para venda em casas de dietética)
Trocando por miúdos em palavras muito simples, gostei deste artigo:

"Para quem possa não conhecer, a sacarose é o açúcar que geralmente utilizamos em casa. A frutose é o equivalente da fruta, mas que em vez de ser retirado da cana do açúcar é retirado da fruta e é mais saudável que a sacarose.

A primeira grande notícia da frutose é que é muito mais doce que a sacarose (cerca de 1,7 vez mais doce que a sacarose) o que faz com que qualquer pessoa acabe por colocar menos quantidade, conduzindo à redução das calorias ingeridas sem sacrificar o agradável sabor doce..

Mas a grande vantagem é a velocidade de absorção . É absorvido lentamente e portanto não provoca picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue. Como o açúcar é absorvido muito rapidamente, pode provocar picos de açúcar no sangue. O arroz por outro lado, é absorvido mais lentamente e tende a transformar-se mais em glicogénio (energia para actividade física).A frutose não tem uma absorção tão lenta como o arroz ou o esparguete, mas tem uma absorção 40% mais lenta que a sacarose permitindo a tal transformação em glicogénio.

A condição de passar mais lentamente para a corrente sanguínea, sem necessitar a presença de insulina, torna a frutose importante para os diabéticos, pois concorre para evitar picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue

Para desportistas, para diabéticos ou para quem simplesmente quer reduzir calorias a frutose é o substituto perfeito da sacarose.

Podemos encontrar frutose vendida em pó (tal como o açúcar convencional) nas lojas de produtos naturais, mas também o podemos encontrar na fruta em estado natural.Por isto é que muita gente diz: “A fruta também engorda”.
Mas a verdade é que qualquer fornecedor de energia engorda.

É necessário é escolher a fonte de energia mais saudável e com maior valor nutritivo por menos calorias." aqui.
E este também é engraçado.


A frutose é apenas mais uma alternativa que temos à nossa disposição. Se naturalmente não for preciso adoçar, muito melhor, mas precisando creio que é uma boa alternativa, daí creio que é uma boa DICA.

Frutose? Para mim SIM por favor. E para vocês?
Pin It Now!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Uma horta no meu prato



Hamburguer grelhado acompanhado com uma "Horta de Legumes no forno": Alho Francês, Cogumelos inteiros, Beterraba e Cebola; Temperados com vinagrette balsâmico (azeite, vinagre balsâmico, 1/4 de cebola, mostarda de dijón e sal).

Image Hosted by ImageShack.usPin It Now!

domingo, 8 de abril de 2012

Sorvete 100% Fruta - II

Image Hosted by ImageShack.us


E agora acho que não vou parar com isto ;)
Experimentei o 1º sorvete 100% Fruta e agora é um não mais parar de experiências e sabores.
Sempre que puder partilho convosco os sabores e combinações que resultaram cá por casa!

Ingredientes
350gr de Papaia congelada
250gr de Manga congelada

Preparação
Coloque a fruta escolhida no copo e programe 4m / vel 9. SÓ ISTO.
Interrompa o programa sempre que necessário para baixar a fruta das paredes do copo.
(Se a fruta tiver sido congelada em pedaços grandes convém dar uns golpes de turbo antes do programa para partir em pedaços mais pequenos)


IN LOVE with IT


Notas: Mais uma vez ficou super cremoso (graças à papaia), convém que a fruta esteja bem madurinha para que o sorvete seja doce, já que não há adição de açúcar. Até agora já experimentámos Banana + Morango. Muito em breve + duas SUPER combinações!


Pin It Now!

sábado, 7 de abril de 2012

Inspiration Board - Páscoa

E em pleno fim-de-semana de PÁSCOA nada melhor do que o chocolate para nos inspirar ;D



Ontem foi dia de re-visitar a Chocolataria Equador, até porque o clima convidava a um chocolate quente...
Para quem ainda não conhece (sem desculpa), a Chocolataria Equador no Porto aparece em 2º lugar da lista da Wallpaper Magazine do "TOP 20 reasons to visit Portugal".

FELIZ PÁSCOA e bom fim de semana

Pin It Now!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Caracóis de Frutos secos

Image Hosted by ImageShack.us

Na realidade isto é mais uma "tentativa de caracóis" ;)
Mas mais uma vez aprendi com alguns erros e para a próxima já sei o que tenho de fazer diferente para melhorar!

Ingredientes

Para o creme de pasteleiro

250ml de leite
1 ovo inteiro + 2 gemas
40gr de farinha
75gr de açúcar

Preparação
Coloque 200ml de leite no copo e programe 4m / 90º / vel 1.
Numa tigela à parte junte os 50ml restantes de leite aos outros ingredientes e mexa.
Programe 10m /90º / vel 2 e através do bucal junte os ingredientes da tijela ao leite.
Retire, deixe arrefecer e reserve em frasco.

Para os caracóis
Massa de Brioche Dourada
Sultanas douradas (demolhadas em vinho do Porto Quinado desde o dia anterior)
Avelãs (ligeiramente trituradas)
Amêndoas laminadas torradas
1 0v0 + 1 pouquinho de leite (para pincelar)

Preparação

Na véspera (1º dia de preparação do Brioche) deixe as sultanas de molho em vinho do Porto. Usei Vinho do Porto com flor de Quina (uma raridade que conseguimos, "traficado", em garrafão).
Pre-aqueça o forno a 180º e prepare um tabuleiro com papel vegetal.
Polvilhe uma base com farinha, estenda a massa com as mãos. Não sendo uma massa muito firme, tenha cuidado em ter sempre as mãos polvilhadas com farinha e atenção para que a massa estendida não fique demasiado fina (foi o meu erro). Espalhe creme de pasteleiro por cima da massa, com cuidado para não derramar. Por cima do creme salpique as sultanas, seguidas pelas avelãs e amêndoas.
Enrole a massa num rolo comprido. Corte pequenas fatias e coloque-as viradas para cima no tabuleiro do forno.
Pincele com a mistura do ovo + leite e leve ao forno até estarem douradinhos (cerca de 20 a 25m).
Retire e arrefeça na grelha. Antes de servir polvilhe com açúcar em pó.

Image Hosted by ImageShack.us

Notas: O meu principal erro foi estender a massa muito fina. Ao enrolar a massa e o creme de pasteleiro acabaram por se "confundir" um pouco um no outro e perdeu-se "o caracol". Apesar disso, estavam deliciosos, muito fofos e húmidos (também por causa das sultanas).

ET VOILÁ..... EAT with LOVE and enJOY
Pin It Now!

Brioche Dourada

Image Hosted by ImageShack.us

Mais quinze dias passados, novo desafio das meninas da Dorie ;)
Desta vez e também em clima de Páscoa o desafio era Brioche, um tipo de pão doce françês, muito foto e macio. Não sendo uma receita difícil, é algo trabalhosa, e se bem me pareceu, algo "propensa a acidentes". O meu resultado não foi o típico de brioche que vemos, mas ficou bastaaaante saboroso. Em breve mostro o Strike II.
Esta é a minha adptação à Bimby. Faz 2 pães e demora 2 dias.


Golden Brioche Loaves - Dorie Greenspan -“Baking: From My Home to Yours” pag. 48-50


Ingredientes
2 pacotes de fermento seco activo
85gr de água morna
85gr de leite morno
480gr de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal
3 ovos grandes (temperatura ambiente)
150gr de açúcar
340gr de manteiga sem sal (temperatura ambiente)

Para pincelar
1 ovo
Um pouquinho de água

Preparação
Coloque a água e o leite mornos no copo, junte o fermento e programe 4m / vel 2 (ou até o fermento estar completamente dissolvido). Tenha atenção para que nem o leite nem a água estejam demasiado quentes, sob risco da massa não levedar. Adicione a farinha e o sal e programe 3m /vel espiga, se necessário interrompa para baixar a mistura das laterais do copo. Nesta altura, temos uma massa bastante seca, convém ir rapando o copo com uma espátula para a massa ficar toda homogénea. Programe mais 4m /vel espiga e vá juntando os ovos através do bucal, e em seguida o açúcar. Nesta altura a massa deverá fazer uma bola dentro do copo. Programe 12m / vel. espiga e pedaço a pedaço vá juntando a manteiga (deverá esperar que um pedaço se desfaça e só depois introduzir o seguinte). Nesta altura ficaremos com uma massa muito macia. No final dos 12m a massa deverá despegar-se das laterais do copo, se for necessário bata mais tempo. Mude a massa para uma tigela limpa e cubra com película. Deixe à temperatura ambiente até dobrar o tamanho (pode demorar entre 40 a 60 minutos - depende da temperatura ambiente).

Esvazie a massa, levantando-a em torno das laterais e deixe-a cair com uma pancadinha na tigela.

Cubra novamente com película e coloque no frigorífico. Golpeie a massa para baixo na tigela a cada 30 minutos até que ela pare de crescer, isto demora cerca de 2 horas. De seguida deixe a massa tapada no frigorífico a noite toda.

No dia seguinte, unte com manteiga e farinha duas formas de pão (tipo forma de bolo inglês) e retire a massa do frigorífico. Divida a massa em 2 partes iguais. Corte cada pedaço em 4 partes e enrole cada um com cerca de 7 cm de comprimento mais ou menos. Disponha os 4 rolinhos transversalmente na parte inferior de cada forma. Coloque as formas num tabuleiro grande forrado com papel ou silicone e tape com papel vegetal. Deixe repousar cerca de 2 horas à temperatura ambiente. (mais uma vez o tempo de cozedura depende da temperatura ambiente).

PREPARAÇÃO PARA ASSAR:
Coloque o tabuleiro na prateleira do meio do forno e Pré-aqueça o forno a 200º. Para a cobertura bata o ovo com a água e usando um pincel, pincele os pães suavemente. Leve ao forno até que esteja cozido e com um aspecto dourado, cerca de 30 a 35 minutos. Retire do forno para uma rede e deixe arrefecer cerca de 15 minutos. Passe uma faca nas laterais das formas para desprender o pão e vire-as ao contrário para retirar os pães das formas. Virar novamente o pão para ficar novamente para cima (já fora das formas) e deixe na rede mais uma hora para arrefecer completamente.

Image Hosted by ImageShack.us

Minhas alterações: Praticamente nenhumas. Usei açúcar aromatizado com laranja. Não fiz os rolinhos, como se pode ver pelas fotos, porque tive dificuldade em manusear a massa. Para a próxima, e já conhecendo a receita creio que já devo ser capaz.
Usei um pouco da massa para fazer umas experiência - CARACÓIS COM FRUTOS SECOS.

Image Hosted by ImageShack.us
Pin It Now!

terça-feira, 3 de abril de 2012

The Simplest Things

Image Hosted by ImageShack.us

Gosto das coisas mais simples... sabores puros. courgete. clean flavors. cores limpas, vivas e vibrantes. pimento. comida de conforto, quente, que nos lembra os jantares de criança. carne picada. temperos naturais. alho e cebola. aromas que me lembram viagens, locais onde quero voltar. alecrim. pecados na boca, tentações. queijo. Tudo junto numa só garfada de coisas simples
e saborosas, sabores honestos, que nos levam a tantos lugares......... mesmo que não saiamos da cadeira da

nossa cozinha.



Image Hosted by ImageShack.us
Pin It Now!

domingo, 1 de abril de 2012

Sorvete 100% FRUTA

Image Hosted by ImageShack.us

Depois de ler o post da Marmita, e ver o aspecto fantástico daquele gelado, fiquei super curiosa para experimentar. Tinha duas bananas muito maduras cá em casa que congelei de imediato, e morangos já congelados da minha "reserva de inverno".
E foi este o sabor escolhido:

SORVETE DE MORANGO E BANANA --- 100% FRUTA

Ingredientes
2 bananas maduras (congeladas)
12 morangos maduros (congelados)

Preparação
Coloque a fruta escolhida no copo e programe 4m / vel 9. SÓ ISTO.
(Se necessário interrompa o programa para baixar a fruta das paredes do copo)


Quase não cheguei a tempo de fotografar... APARECEU UMA MÃOZINHA PEQUENINA!

Image Hosted by ImageShack.us

e..................

Image Hosted by ImageShack.us

Roubou o meu copinho ;D


Nota
: Sou fã de gelados e sorvetes e sem dúvida que esta opção é uma alternativa muito mais saudável e nem por isso menos apetitosa.
Incrível como andamos sempre a "inventar" e SEM natas, leite (normal ou evaporado), iogurte, ovos, açúcar ou mel, SÓ FRUTA, ficamos com um sorvete saboroso e super cremoso. Um lanche fantástico para miúdos e graúdos.......


OBRIGADA Marmita !!!


(Ontem alguém me trouxe de Angola Mangas, Mamões e Maracujás. Adivinhem onde já foi parar esta frutinha toda??? Exacto. Está no meu congelador cortadinha e pronta para se transformar no próximo sorvete;)
Pin It Now!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...